terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Efeitos positivos de videogames nos jogadores

Uma coisa que causa uma certa polêmica, é o efeito que os playstation da vida têm sobre nosso corpo e mente, todo mundo com mais de 40 anos diz que jogar videogame estraga a visão, nos deixa violentos e até estraga a TV (quem nunca ouviu isso?).
Enfim, hoje em dia só diz isso quem não manja porra nenhuma de ciência e crentes que veem o diabo até no símbolo do USB...motherfuckers.. enfim, assim como qualquer coisa na vida, tudo que é demais faz mal e mata, até água, videogames não são diferentes,
são extremamente divertidos mas são viciantes, é bom ter cuidado, principalmente com crianças pequenas que ainda não tem plena noção do que é real e fantasia, então chega de falar groselha e vamos aos (inúmeros) prós do videogame:

Desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, em inúmeros jogos a matemática está presente o tempo inteiro seja na quantidade de HP que seu personagem tem e o quanto ainda falta para se derrotar o mestre a quantidade de dinheiro/pontos que se pode obter com certo objetivo.

Reflexos e velocidade de raciocinio
sempre a prova
Desenvolvimento da leitura, quando se joga, ler para conseguir instruções é imprenscidivel, e às vezes em um curto espaço de tempo ajuda a exercitar a pratica.

Memória

Noção de espaço, Muito importante e é exercitado em games de primeira pessoa no qual o jogador tem apenas a intuição como ponto de referência  
 
Pensamento rápido e escolhas rápidas, dependendo do jogo o gamer faz isso o tempo inteiro, como em jogos de tiro e ação que dependem de reflexos e velocidade de raciocínio.

Capacidade sociais e de entrosamento, segundo estudo de um professor da Universidade de Nottingham, crianças que jogam podem desenvolver sua sociabilidade e pode ajudar no tratamento de crianças com o Disturbio de Deficit de Atenção (DDA). Ainda colaboram com Auto estima e a Auto confiança de quem joga assim como a Motivação e Perseverança de quem joga para superar os diversos niveis dos jogos sem medo de falhar, pois as consequencias de um erro em um game são baixas e estimulam a se tentar diversas vezes.

Coordenação motora, assim como o raciocinio a coordenação motora é sempre colocada a prova em todos os games que necessitam de comandos diversos e simultâneos.

Consegue ver todos os numeros?
Não?? vai jogar Call of Duty!
 Melhora a acuidade da visão, SIM, jogar videogame melhora a visão e não a destroi totalmente como muitos acham, estudos revelam que quem joga videogame tem uma  visão mais nítida e maior sensibilidade a contraste, principalmente para quem joga games de tiro em primeira pessoa, a percepção de contraste chega a ser 58% maior do que de uma pessoa que não joga, isso pode contribuir em tratamentos de pessoas com ambliopia (sindrome do olho preguiçoso) que antes só poderiam ser feitos com óculos ou cirurgias. Sem contar que a visão periférica de quem joga também é sempre mais desenvolvida.


Antes que algum leitor filhodaputa venha dizer que eu inventei alguma coisa daqui, vou postar todas as malditas fontes nas quais existem alguns outros dados , em inglês.
Por enquanto vou deixar só nos pontos positivos para o texto não ficar mais enorme do que está, outra hora posto os pontos negativos, são poucos mas importantes para o bom desenvolvimento sócio-educacional de todos nós =P.

 Fontes: http://www.raisesmartkid.com/3-to-6-years-old/4-articles/34-the-good-and-bad-effects-of-video-games
                 http://www.selfgrowth.com/articles/10_Benefits_Of_Video_Games.html

                 http://www.laser-eye-surgery-review.com/video-games-and-eyesight-benefits.html
                 http://www.gamespot.com/news/6207028.html?tag=result%3Btitle%3B6
                 http://www.gamespot.com/news/6165470.html


And the rest is Silence

19 comentários:

  1. Isso explica muitaa coisaa ! kkkk'

    NOObs são Fracos ! FATO !

    ResponderExcluir
  2. To na merda.. não jogo e tenho DDA, auto-estima fodida, tenho medo de jogar online, tenho medo de jogo barulhento e coisas que surgem do nada. hahahaha
    acho que preciso praticar maaais =)

    Ahh sem contar que sou cega e não tenho naaada de raciocinio rapido. Vou comprar um playstation ahahha

    ResponderExcluir
  3. Já aprendi muitas coisas com os jogos, por exemplo:

    Atirar na cabeça é mais eficaz que em qualquer outra parte do corpo

    Nunca serei o melhor do servidor

    A tartaruga vermelha e mais forte que a verde

    Cedo ou tarde acabo gastando dinheiro com o jogo

    ResponderExcluir
  4. Agora minha vida faz mais sentido.
    E minha mãe dizendo que era besteira ficar a tarde toda jogando, tsc.

    ResponderExcluir
  5. Mãe! vem ca ver uma coisa!!

    ResponderExcluir
  6. Fato os rpg's me deram a habilidade de dispensar caneta ou calculadora a menos que tenha potenciaçoes e raizes(isso é um saco)

    Os games de luta me inspiram a treinar e ficar + forte, de tempos em tempos eu desafio alguém para medir a minha força numa competição amigavel e me aperfeiçoar.

    O tonyhawk do play 1 me ensinou inglês, que hj falo fluentemente sem precisar de cursinho, tenho noção de alemão,italiano,francês e polonês graças a outros jogos mas sou um surdo-analfabeto neles por enquanto.

    Mmo rpg's, na necessidade de formar bandos rapdamente e unir forças e interar com outros jogadores logo no primeiro instante q vc experimenta o jogo aprendi a fz o msm na vida real.

    Outra dos rpg's é que desenvolveram o senso de estratégia e criatividade, que gamer q se preze nunca imaginou uma saga da própria autoria e ficou planejando como se fosse msm virar jogo?

    entre muitas outras coisas, os games tem muito a ensinar, msm assim atrapalham um pouco os estudos oq chega a ser um paradoxo interessante.

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse ultimo comentário sobre o paradoxo que é, o game poder ensinar e atrapalhar nos estudos simultaneamente, muitos games tem fatores históricos marcantes, como os da série Metal Gear e Call Of Duty que citam diversos fatos interessantes sobre a 2ª guerra mundial e um pouco da história americana.
    Mas games também são bem mais legais do que estudar a lição da escola né...logo, sacomé né manolo

    ResponderExcluir
  8. aprendi ingles e espanhol,tenho otimo reflexo tenho otima mira,sim eu tenho uma arma mas com porte e pratico em um lugar legal,nos ensinam taticas de guerra e coisas do tipo, em alguns games é um manual de sobrevivencia perfeito,historia,noção de gps,kkk,sim eu tenho um gps mental por conta dos gmaes quem joga gta sabe que indo na direção certa vc sempre chega onde quer

    ResponderExcluir
  9. vou jogar ps3, flw ai pessoal!!!

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe diz ate hoje que videogame queima a televisão O.O

    ResponderExcluir
  11. Quando eu jogava Sonic, minha mãe viu a cena de demonstração do jogo, detalhe, no centro da tela estava escrito "DEMO", estava escrito em branco, mas pra ela aquilo pareceu escrito com sangue... Enfim, aprendi inglês com os games, sem contar que quem joga em PC sempre fica buscando atualizar seus conhecimentos sobre Hardwares e isso ajuda muitas vezes a pessoa a se tornar um técnico de informática ou sei lá o que... quer dizer, além de te ajudar em coisas fisiológicas e outras noções gerais, o VIDEOGAME também te encaminha pra vida!!!

    ResponderExcluir
  12. Orra! Agora tenho varios motivos pra jogar!! Você nao pode esquecer mencionar que pra nós "brazukas" agente aprende muito inglês também, 70% do meu ingles foi jogando video game e olha q eu sei bastante coisa de ingles ein ;D

    ResponderExcluir
  13. Então Luan, não mencionei também mas que nem você 70% do meu inglês eu aprendi no Metal Gear Solid do PS1, hoje eu já fiz um curso e tal sou formado nisso , mas boa parte da pronuncia e da lingua mesmo eu aprendi jogando

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre disse isso pros meus pais, mas eles nunca compraram um game pra mim...mas meu irmao q nasceu 16 anos depois de mim e tem 5 anos acabou de ganhar um wii...e eu nada...o_o

    ResponderExcluir
  15. EU SABIAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, E TENHO 44 ANOS...JOGO DESDO INICIO DOS ANOS 80....FALO INGLES E ALEMÃO E GANHO BEM MAIS DOQ EU PRECISO.....

    ResponderExcluir
  16. Bem que eu queria falar alemão e ganhar mais do que preciso, e relaxa Claudia agora você pode comprar seu próprio playstation e ser feliz com ele, deixa a criança brincar com o Wii, quando ele crescer vc dá um videogame de verdade pra ele

    ResponderExcluir
  17. Assim como os caras ai em cima, o meu inglês veio dos games, desde criança do Nintendo 8 bits até hoje no Ps3 e 360 ..
    Quem precisa de curso, quando se tem uns Final Fantasy da vida pra te ensinar hehe
    Pra falar a verdade, tenho até um certo preconceito com quem não joga videogame, não entendo como pode existir pessoas que não gostam, rs.

    ResponderExcluir
  18. Se não gostam de games eu nem as considero pessoas

    ResponderExcluir

Colocando um nome pode me ajudar a te responder né jão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...