MGS4: Full HD manolo |
Ambas tecnologias têm diversas vantagens e desvantagens e características que vão, ou não, te agradar na hora de jogar.
Achei interessante postar aqui no blog um tópico que eu postei no MEU fórum e vou compartilhar com a vossa senhoria.
Primeiramente falando de plasma:
A tão conceituada como melhor tecnologia em diversos fóruns e sites especializados, o plasma.
Veio pouco antes do LCD para suceder o CRT, usa mais ou menos parte da idéia da tecnologia do tubo de imagem, usando fósforo para criar as imagens, só que usando uma tecnologia que permite uma dimensão bem menor do aparelho em si.
Essa diferença se dá pelo fato da luz que ilumina os pixels é produzida por gases dentro da célula de cada subpixel e não por um tubo de raios catódicos como o CRT.
Não entendeu né? O seguinte, as células do televisor, onde está o plasma, ou seja, o combinado de gases, é estimulada por uma carga elétrica, o que faz os átomos do gás reagirem e liberar photons (partículas de luz), geralmente luz ultravioleta, que é invisível aos nossos olhos, porém, as células de gás dentro do televisor são cobertas com uma camada de fósforo que dá a cor ao pixel, e é a reação que o fósforo tem de se iluminar ao ser atingido por luz ultravioleta que cria as imagens com cores.
TVs de plasma costumam ter imagens melhores e mais vívidas que TVs de LCD, com melhor nível de preto, pois as células podem simplesmente 'desligar' e não emitir luz.
Tem um custo de produção mais baixo e costumam ser mais baratas do que LCDs equivalentes, têm uma resolução dinâmica superior chegando até a 1080p, tempo de resposta nulo e melhor performance com a tecnologia 3D de matriz ativa.
Eu recomendaria como a melhor opção em um ambiente de luz controlada, a não ser que você seja um lcdista mente fechada que não aceita opiniões alheias.
Texto redigido por este idiota que vos fala
Vê as letras pretas da direita? Isso é um burn-in |
Porém, a tecnologia de plasma tem alguns defeitos sutis mas que podem fazer muita gente querer explodir o televisor, como por exemplo o burn-in ou retenção, que nada mais é do que uma imagem na tela que fica lá estampada mesmo depois de você trocar o canal ou mudar o jogo, é causada quando uma imagem estática fica muito tempo exposta na tela. Sem contar que elas não existem mais em tamanhos menores que 50'' , as poucas que são nem ao menos são Full HD.
Em compensação o LCD, é mais flexível nesse quesito estando disponivel em diversas resoluções de tamanhos que vão de 20'' a 63'' e são mais facilmente encontradas no mercado.
Uma breve noção do que é LCD para você leigo leitor.
Um display de cristal líquido, acrônimo de LCD (em inglês liquid crystal display), é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica, como texto, imagens e vídeos. Seu uso inclui monitores para computadores, televisores, painéis de instrumentos e outros dispositivos, que vão desde cockpit de aeronaves, displays em computadores de bordo de automóveis, a dispositivos de utilização diárias, tais como leitores de vídeo, dispositivos de jogos, relógios, calculadoras e telefones.
Um LCD consiste de um líquido polarizador da luz, eletricamente controlado, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas transparentes polarizadoras. Os eixos polarizadores das duas lâminas estão alinhados perpendicularmente entre si. Cada cela é provida de contatos eléctricos que permitem que um campo elétrico possa ser aplicado ao líquido no interior.
Entre as suas principais características está a sua leveza, sua portabilidade, e sua capacidade de ser produzido em quantidades muito maiores do que os tubos de raios catódicos (CRT). Seu baixo consumo de energia elétrica lhe permite ser utilizado em equipamentos portáteis, alimentados por bateria eletrônica. É um dispositivo eletrônico-óptico modulado, composto por um determinado número de pixels, preenchidos com cristais líquidos e dispostos em frente a uma fonte de luz para produzir imagens em cores ou preto e branco.
A mais antiga descoberta que levou ao desenvolvimento da tecnologia LCD foi a descoberta dos cristais líquidos, em 1888. Em 2008 as vendas mundiais de televisores com telas de LCD superaram a venda de unidades CRT. Um monitor de cristal líquido é um monitor muito leve e fino, sem partes móveis.
A tecnologia LCD já é utilizada há algum tempo. Como exemplo, podemos citar consoles portáteis que começaram no Gameboy (Nintendo), relógios digitais, calculadoras, mp4, mp3, DVDs portáteis, câmeras digitais e celulares.
Vantagens
Os monitores do tipo LCD possuem uma tela que é realmente plana, eliminando as distorções de imagem dos monitores do tipo tubo de raios catódicos, ou CRT (que têm suas telas curvas);
Cansam menos a vista;
Consomem menos energia;
Emitem pouquíssima radiação nociva (alguns modelos já não emitem radiação nociva alguma);
Modelos recentes têm correções de distorções, deixando as imagens em estado harmônico e mais real, mesmo em movimento.
Desvantagens
Têm o ângulo limitado a uma visão perpendicular (90º), sofrendo com o problema do black light e white light, embora isso aconteça apenas em modelos mais antigos. Atualmente, a maioria dos monitores de LCD chegam a 178º de visão.
A persistência do estado lógico dos pixels LCD pode levar a efeitos de "arrasto" na exibição de imagens com movimento.
A resolução não é constante, com perdas de 50% em imagens em movimento(em modelos mais antigos).
Não tem boa definição com fontes SDTV: TV aberta e cabo analógica, DVD, SKY SD (480i).
Fonte: http://technocean.com.br/forum/topic/lcd-wikipedia-mais-do-que-nunca-explica-vejam-mas-aprendam-pelo-menos-ne
http://technocean.com.br/forum/topic/tv-de-plasma-nocao-basica-da-tecnologia
Essa você só vê full hd se tiver uma Tv Full High Definition, mas nem precisa ser ips =P |
Enfim, ambas são muito boas para se jogar mas é essencial você pesquisar bem, em relação a tecnologia para depois correr atrás do melhor preço e modelo específico de TV
.
And the rest is Silence
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Colocando um nome pode me ajudar a te responder né jão